ADN-RJ e Salesiano-RN representam o Brasil no Mundial Escolar de 3x3

05.02.2020   |   3x3
Compartilhe Facebook Twitter

Estreante em Jogos Olímpicos, o basquete 3x3 não para de crescer no Brasil. E não apenas entre os clubes. No desporto escolar, a modalidade vem ganhando adeptos e se incorporando no calendário em diversos estados. Prova disso foi o Campeonato Brasileiro de Desporto Escolar, vencido na categoria feminina pelo ADN Master, do Rio de Janeiro, e no masculino pelo Colégio Salesiano Dom Bosco, do Rio Grande do Norte. A dupla, inclusive, irá representar o Brasil no no Campeonato Mundial Escolar de 3x3, em Raipur, na Índia, entre os dias 18 a 24 de abril.

Foto: Divulgação

O Brasileiro Escolar de 3x3 foi realizado em novembro do ano passado, em Salvador, na Bahia, e serviu de seletiva para a qualificação ao Mundial. Gerente da modalidade na Confederação Brasileira de Basketball, Francisco Oliveira destacou mais uma vez a importância do desporto escolar no crescimento do 3x3.

- A escola é onde o esporte começa. É onde o 3x3 vem sendo introduzido nas aulas de educação física, no ensino das regras e conhecimento do esporte. Temos, cada vez mais, competições estudantis no 3x3, revelando jogadores para clubes e em seguida para as seleções brasileiras. Esse é o caminho para que o 3x3 siga crescendo. É importante que os estados também passem a colocar a modalidade nas suas competições - explicou o gerente.

Foto: Divulgação

No feminino, o ADN Master conta com atletas que inclusive passaram pela seleção brasileira, como Brenda Bleidão e Vitória Carvalho.  O time ainda conta com Dharla dos Santos e Nathália Lima. O técnico é Guilherme Vos. No masculino, o Salesiano terá Gabriel Ystandes, Juarez Teixeira Neto, Luiz Felipe Palhares e Enzo de Aguiar, com José Pereira Neto de treinador.

- A ida para a competição é muito importante até para termos uma avaliação melhor de como estamos no internacional. As chances de viajar para uma competição dessas esbarra na parte financeira. Mas como tem apoio do Ministério do Esporte, da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, conseguimos viabilizar. Jogadoras que estão atuando nas quadras em seus países atuam. É de alto nível, muito forte. Surpreende bastante. Países sem tradição na quadra demonstram uma dedicação ao basquete 3x3. Surpreende muito. É uma grande chance de superar a marca de 10º lugar que já tivemos. É uma oportunidade muito grande para abrir horizonte para alunos, conhecer lugares novos, estimular à prática do esporte. O 3x3 viabiliza também esse tipo de competição, é modalidade olímpica. É importante que o desporto escolar, os estados, tenham essa modalidade - disse o técnico Guilherme Vos.

- É uma excelente oportunidade participar do campeonato de tamanha importância, visto que nessa ocasião nos permite fortalecer o esporte do nosso estado, enfatizando o basquete e reafirmando o 3x3 como modalidade esportiv, já que só a FNDE desenvolve competições aqui, há uma grande expectativa por parte de todos que fazer o esporte, em razão do feito inédito para o basquete do nosso estado - disse o técnico José Pereira Maciel Neto, do Salesiano-RN.

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo