CBB amplia ações no basquete 3x3 com inclusão e novidades para os Campeonatos do CBC

29.01.2020   |   3x3
Compartilhe Facebook Twitter

O basquete 3x3 vem com tudo em 2020. Além da participação do Brasil no Pré-Olímpico para Tóquio 2020 no masculino, em março, em Nova Déli, na Índia, a Confederação Brasileira de Basketball traz outras diversas novidades para a modalidade. A principal delas é a inclusão do basquete 3x3 nos torneios CBC/CBB, ou seja, nos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base.

Foto: Divulgação/CBB

INSCREVA-SE NA PRIMEIRA ETAPA DO CBI 3X3 NESTE LINK

Ao todo, serão seis etapas, três no masculino e outras três no feminino, com atletas sub 12 a 14, sub 15 a 17 e sub 18 a 23, com disputas entre março e julho. As inscrições, inclusive, já estão abertas para os interessados e o calendário de datas e locais de disputa estão no nosso site, neste link.

Os torneios abrirão possibilidades para clubes e amantes do basquete 3x3. A primeira delas é a ampliação do número de atletas em ação Brasil afora. Além disso, os Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base serão um laboratório, onde gerência técnica e treinadores da CBB irão conhecer e formar novos jogadores para as seleções brasileiras de base, sempre pensando no futuro e na inserção desses atletas no cenário olímpico.

Outra novidade é a possibilidade internacional para as equipes. Os campeões do Campeonato Brasileiro Interclubes de Base, no masculino e no feminino, ganharão o direito de representarem o Brasil nos Sul-Americanos de Base em 2020 (sub15 no masculino e feminino e sub19 no feminino).

A CBB também fará clínicas para capacitação de treinadores. Essa é uma situação inédita, já que os treinadores passarão a poder sentar no banco de reservas durante as partidas. A ideia é prepará-los para esse novo desafio de um esporte que evolui a passos largos e este ano fará sua estreia em Tóquio 2020.

- Vamos aproveitar as etapas para fazermos os cursos de capacitação também para arbitragem. Vamos convidar árbitros de algumas federações para participar dos torneios. E assim capacitá-los. Abrindo espaço para outras federações, para que ele seja preparado na arbitragem 3x3. Além disso, é importante citar que apenas as clínicas para treinadores e arbitragem da CBB são oficiais, com validade para que todos esses profissionais possam atuar. Só terá esse registro na CBB quem fizer as clínicas gerenciadas pela CBB. Cursos de qualquer outro órgão, sem nossa chancela, não tem validade para as nossas competições - esclareceu Francisco Oliveira.

Ligas chanceladas
lnb lbf
Os Wodens!
Topo